Pesquisar este blog

terça-feira, janeiro 23, 2007

Publicitários: Sem Medo do Além

Há muito queria postar este texto que conheci em junho de 2005, no 15º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Não me lembro o nome do palestrante que levou o texto, mas lembro-me que sua leitura foi contagiante e enriquecedora... eis o texto:
Sem Medo do Além...




O mundo já não é mais laranja. Ficou pequeno, curto, imediato. O mundo é, no máximo, uma uva. E nem pensar em dedo-de-dama.

Agora, é preciso conhecer o além.

Além de conhecer a propaganda brasileira, inglesa, espanhola, americana, conheça a africana, a sul-americana, a portuguesa, a japonesa... E conheça a propaganda sem gravidade: a lunática.

Além de conhecer o Ruy, o Átila, o Wagner, o Toni, o Edson, conheça o Ilson, o Flávio, o Toninho, o Robert, o Paul. E conheça criadores de berço: seu pai e sua mãe.

Além de conhecer o One Show, o Épica, o Anuário, a Archive, conheça o Rejected, a Revista, o The Copy Book, a Freeze. E conheça a maior obra decriatividade de todos os tempos: a Bíblia.

Além de conhecer a primeira idéia, a segunda, a terceira, conheça a quarta, a quinta, a sexta. E conheça a idéia excepcional: a sem pé nem cabeça.

Além de conhecer Flaubert, Saramago, Kafka, Veríssimo, conheça Nabucov, De Masi, Swift, David Coimbra. E conheça o Hauaiss: o tio-dos-burros.

Além de conhecer Crônica de uma morte aninciada, Crime e castigo, Retrato de Dorian Grey, Moby Dick, conheça Sin noticias de Gurb, O livro de ouro da mitologia, Chic, Retratos. E conheça Botando os Bofes de Fora: as aventuras de Níquel Fernando Gonsales Náusea.

Além de conhecer The New York Times, Le Monde, Folha, Zero Hora, conheça La Vanguardia, 20 Minutos, Correio do Povo, O Sul. E conheça o jornal do seu bairro.

Além de conhecer Chico Buarque, Marisa Monte, Roberto Carlos, Elis Regina, Legião Urbana, conheça Zé Geraldo, Marlui Miranda, Yamandú, Raízes Cablocas, Reflexu´s. E conheça um grupo novo, de futuro: Demônios da Garoa.

Além de conhecer Mozart, Charlie Parker, Eric Clapton, Supertramp, Beatles, conheça Vanessa- mãe, Maná, Piazzolla, Sau, Morricone. E conheça música da vida do seu avô e da sua avó.

Além de conhecer Star Wars, Hair, Carruagens de Fogo, The Wall, Os Imperdoáveis, conheça Ladrões de bicicleta, O Encouraçado Potemkim, O anjo Azul, o Filho da Noiva, O Violinista no telhado. E conheça um filme que todo mundo da porrada: Rocky.

Além de conhecer Charlies Chaplin, Buster Keaton, Clint Eastwood, Sean Connery, conheça Topol, Mel Gibson, Jerry Lewis, Renato Aragão. E conheça os políticos que você vai eleger.

Além de conhecer picasso, Dali, Miró, conheçaGoya, Velásquez, Tápies. E para sair um pouco da Espanha, conheça Escher.

Além de conhecer Barcelona, Paris, São Paulo, conheça Bilbao, Andorra, Manaus. E conheça o bairro mais pobre da sua vizinhança.

Além de conhecer o El Padro, o Reina Sofia, a La Podrera, o Cristo Redentor, conheça o Mar Morto, O Palau de la música Catalana, O Hospital Sant Pau, o Maracanã. E conheça o ponto que mais dá prazer ao seu amor.

Além de conhecer o Antiquarius, o brunch de Meliá, o Vento Aragano, conheça o Rei das Empadas, o Cachorro-quente do Rosário, o Bauru do Trianon. E conheça o pastel da feira, sem esquecer o caldo-de-cana.

Além de conhecer a Seleção Brasileira de 50, o Carrossel Holandês, o Flamengo dos 80, conheça a Seleção Canarinho de 70, oBoca Junior de Carlos Bianchi, o Barça de hoje. E conheça o campeonato de caminhão da sua estrada.

Além de conhecer o mail, o mp3, o celular, conheça a carta, o LP, o telefone de disco. E conheça os sinais que os motoristas de caminhão dão na estrada.

Porque é só conhecendo, conhecendo e conhecendo o além que podemos ser realmente criativos. Profissionais que não ficam restritos a uma fronteira invisível, implacável e sufocante: o umbigo.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Não vou Desistir, Não vou Sucumbir!!


Hoje eu me encontrei
encontrei e fugi
Mas alguma coisa me trouxe de volta
A voz da razão que esqueci que eu tinha
Só sei que você não está aqui para dizer
O que você sempre dizia
Mas esta noite está escrito no céu
Então, não vou desistir
Não, não vou sucumbir
Antes que a gente se dê conta, a vida dá a volta
E eu serei forte
Mesmo se tudo der errado
Quando eu estiver no escuro, ainda vou acreditar
Que alguém está olhando por mim
Eu vi um raio de luz
E ele está brilhando em meu destino
Brilhando o tempo todo
E não terei medo
De seguir você aonde quer que me leve
Só sei que ontem já passou
E agora eu pertenço a este momento, aos meus sonhos
Então, não vou desistir
Não, não vou sucumbir
Antes que a gente se dê conta, a vida dá a volta
E eu serei forte
Mesmo se tudo der errado
Quando eu estiver no escuro, ainda vou acreditar
Que alguém está olhando por mim
Não importa o que as pessoas dizem
Não importa quanto tempo vai levar
Acredite em si próprio e você vai voar alto
E só importa quanto você é leal
Seja leal com você mesmo e siga seu coração
Então, não vou desistir
Não, não vou sucumbir
Antes que a gente se dê conta, a vida dá a volta
E eu serei forte
Mesmo se tudo der errado
Quando eu estiver no escuro, ainda vou acreditar
Que alguém está olhando por mim

Música do Filme "Na Trilha da Fama"

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Dualidade

Ainda sou crianças, mas aqui ainda tinha o corpo de uma!
Não dá para ver, mas eu tava de vestidinho rosa!!!
Daqui treze minutos fará um mês que não posto nada... nossa!!! Como o tempo passa rápido!!! Não foi por falta de vontade de escrever, nem por falta de assunto... na verdade foi o excesso deles!!!
Quanta coisa acontece em tão pouco tempo... e como a cabeça aguenta resolver tanta coisa, tudo diferente ao mesmo tempo... e o coração?!?! Tadinho... não existe cardiologista que possa explicar o quanto ele é forte!!! Mas a vida é assim mesmo cheia de surpresas e emoções, sem elas não teria o mínimo sentido!
Estou muito reflexiva quanto a dualidade das coisas, principalmente quanto a dualidade do término...
Quando começamos algo sabemos que o fim é inevitável, e quando chegar este momento o do fim, da partida, da separação, da despedida, eu, particularmente, fico assim: rindo e chorando à toa...
Rindo porque geralmente sei que inicia-se um novo ciclo, onde poderei conhecer pessoas, lugares, coisas diferentes e viverei experiências novas, emocionantes e que irão ampliar meus conhecimentos, experiência e vivência!
Chorando porque, por mais que eu resista, acabo me apegando e gostando das pessoas, das situações, da vida que vou levando...
Talvez seja porque sou mulher... segundo o fantástico livro "Complexo de Cinderela", de Colette Dowling, da editora Melhoramentos, as mulheres sofrem da SPGF, ou seja, a Síndrome do Pânico do Gênero Feminino.
A autora do livro é uma psicóloga que fez diversos estudos e análises de casos, e afirma que nós mulheres, por natureza, temos o desejo de salvação, necessitamos e queremos alguém que cuide de nós, nós não queremos ter que lutar com o mundo pelas nossas idéias, pelo nosso sustento, ao mesmo tempo que nos sentimos inferiores aos indivíduos do sexo masculino e transferimos toda a nossa "raiva", nosso "fracasso" à eles. Pois sempre afirmamos que abrimos mão de nossas vidas para cuidar deles, para que eles possa construir suas carreiras, quando na verdade somos nós quem temos do sucesso! E isso vem desde a nossa criação, dos nosso antepassados, onde nunca podíamos brincar na rua, subir nas árvores, porque podíamos nos machucar, então eramos super protegidas. Enquanto se os meninos fizessem isso de subir em árvores, corre na rua, eram incentivados, pois estavam enfrentando situações de riscos. Nós nunca podemos correr riscos! E isso vai passando e ainda acreditamos nisso! Por isso a busca incessante por um homem estável que lhe transmita segurança e a proteja.
Acredito que os pensamentos tenham evoluído e mudado!
Eu mesma não busco segurança em outrem... busco sim uma segurança, mas segurança que eu possa me oferecer! Por isso sempre trabalhei e lutei! Mas também não posso negar de que quando me encontro diante de desafios perigosos na minha vida não tenha medo... e quase desista... e me conforme em ser uma pessoa normal, ou melhor, uma mulher "normal". Nunca fui de sentir medo, mas quanto mais o tempo passa, mais a gente estuda, lê, adquire conhecimentos, mais a gente sente MEDO! Por isso invejo as crianças, que podem falar o que pensam, não veêm perigos e não medem esforços para conseguirem o que querem! Mas como a nossa criança nunca morrer apenas adormece a gente dá um jeito de acordar ela! Joga o medo para bem longe e parte! Parte em busca dos sonhos e leva consigo apenas a mala das boas recordações, o otimismo, a fé, e a coragem! A coragem de desbravar o mundo como qualquer grande navegador!!! Por que será que nunca ouvi falar em navegadora?!? A mala de coisas negativas a gente joga no rio, porque é muito pesada e pode atrapalhar ou dificultar o trajeto dos novos caminhos!
Mesmo sabendo que quando chegarmos ao fim destes novos caminhos estaremos de novo sentindo a mesma dualidade do término...
E teremos então que traçar novos e novos caminhos!!!
Sim!! Meninas navegadoras!!! Porque o universo é muito grande para ser descoberto apenas pelos meninos! Tem espaço para todo mundo! E todos, independente do sexo, tem duas mãos, duas pernas, dois olhos, uma boca, um cérebro, um coração e sonhos, muitos sonhos!!!
Por que será que depois que realizamos um sonho sempre buscamos outro?!?! Seres humanos... nunca estão satisfeitos!!! E graças a Deus!!! Pois eles são as energias que movimentam a vida, assim como eu disse no começo: cheia de emoções! Porque sem elas a vida não teria graça!!!
Talvez minhas singelas palavras estejam um tanto quanto confusas, assim como minha cabeça e o meu pobre coração, e tem também as mãos que nunca acompanham a velocidade do pensamento... Mas espero que dê para aproveitar ao menos a dica do livro!!!