Pesquisar este blog

terça-feira, março 27, 2007

Vamos tomar um café?



Bem, caros fantasminhas! Depois de tempos sem escrever não sería justo começar dizendo-lhes milhares de coisas. Nada mais justo do que convidar-lhes para tomar um café! Talvez por influência da civilização, mas estou apaixonada em espaços para cafés! Nada de cervas, se queres me fazer um bom convite, convide-me para um café! Vamos?


E como existem cafés na civilização! Geralmente são espaços pequenos, com decorações únicas e inusitadas, ambientes aconchegantes, brisa cantante, sabores exóticos conquistados com misturas inusitadas e aromas para deixar qualquer perfumaria com inveja!



E qual não foi a minha surpesa ao voltar para a roça e, por acaso, descobrir um espaço destes! Fica na rua Padre Anchieta, bem no centro! Chama-se Dom Café, não tem grandes luminosos e sinalizações, mas é um lugar muito especial! Calmo, Romântico, com ar de século XVIII, através de objetos como cartolas, mas muito moderno com almofadas de fuxicos. Nada melhor para discutir literaturas, artes, filosofias, tendências, história, jogar xadrez e muita conversa fora! Estive lá hoje e posso afirmar que se depender de mim serei a freguesa número um quando estiver por aqui!



Também por influência da civilização virei ratinha! Tudo bem que há alguns anos fiz uma personagem ratinha em um musical infantil que inclusive foi premiado! heheheh... Mas agora sou ratinha de livros! Sim, os livros!


Os livros são meios de transporte, te levam para qualquer lugar, sem barreiras, nem obstáculos! Posso encontrar as Senhoras, as Carolinas, os Luíses e até mesmo o Da Vinci! Talvez esteja aí a justificativa do Direito que diz "Todo cidadão tem o DIREITO de ir e vir"! Só se for pelo meio de transporte livros, porque pelos outros só pagando e muito bem!!!


Podem dizer que há o empecilho chamado preço! Sim, eu também pensava assim quando ainda não havia saído da roça... Mas qual não foi a minha surpresa ao encontrar nos pontos de metrôs, pequenos pontos que emprestam livros à população, espécies de pequenas bibliotecas, mas com livros de altíssima qualidade e conteúdo! São livros técnicos, científicos, de filosofia... hã que maravilha! Na roça acreditamos que essa Grande Massa não tem conhecimento e cultura! Quanta ingenuidade! Essa Grande Massa é muito mais sábia do que qualquer Doutor que não tenha saído de dentro das caixas da roça... Eles não lêem, devoram!


Além disso tem os sebos! Verdadeiras concessionárias de carros usados, mas que estão em perfeitas condições para te levar aonde quiser! E eu que tinha o maior preconceito para com estas concessionárias!Talvez porque nunca tivesse adentrado um antes de fazer meu TCC! Só pensava em livros novos. Mas como é excitante ler observando as anotações e os pensamentos de outras pessoas, que você não tem a mínima idéia de quem seja...


O que não é nada excitante e que muito me tem feito refletir é a questão do aquecimento global. Talvez porque agora a mídia esteja dando a devida ênfase ao assunto. Mas o que me fez mesmo refletir sobre o assunto foi um episódio que presenciei na civilização.


Estava eu em um ônibus de transporte municipal quando percebi que de tempos em tempos o ônibus desligava e só voltava a funcionar depois de algum tempo. Preocupada e egoísta, pensando que o veículo estava estragado e que chegaría atrasada aos meus compromissos resolvi observar o que acontecia à minha volta. Foi quando observei que estávamos em meio à avenidas congestionadas e toda vez que estávamos impossibilitados de andar o motorista desligava o motor e só depois voltava a ligar. Percebendo minha cara de interrogação o Sábio Homem disse: Vamos fazer nossa pequena contribuição para com a natureza. Pequena aos olhos da maioria que envolto às suas problemáticas e pensamentos não conseguem pensar no coletivo, Grande para mim que analisei e vi a importância do transporte coletivo!


E hoje passei a adorar transporte coletivo! Que além de tudo é uma grande fonte de pesquisa, de observação de pessoas, de acontecimentos. Tenho certeza de que os ônibus, as vãns, metrôs, tróleibus tem muito o que contribuir para com nossas empresas e propagandas, basta nossos "criativos" tirarem seus traseiros recheados de Mc Donald's de suas cadeiras de couro, pagar em torno de R$2,30 e adentrar no fascinante binóculo!


Tudo bem que a gente fica apreensivo quando o trânsito está congestionado, com alegamentos por todas as partes e precisamos chegar a tempo em nossos compromissos. Mas basta saltar no início da Avenida Funchal e fazer um cooper até a Cardoso de Melo. Você vai descobrir que não está tão fora de forma assim e que é delicioso lavar desde o fio de cabelo que está nascendo, e insiste em ficar espetado, até à última cutícula do dedinho do pé com água gelada da chuva! Tudo bem também se você tiver que enfrentar quatro horas de curso com o ar condicionado baixíssimo pedrando a sua roupa encharcada. Se realmente for algo importante para você como a busca de conhecimento e experiência, você salta sim do coletivo!!! hehehe....

Então no próximo dia chuvoso, te espero no ponto de ônibus para tomarmos um café e discutirmos o aquecimento global....

Ellen Cristina.