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segunda-feira, junho 15, 2009

Comunicação Organizacional





Pois é... aí tive que escrever um texto para avaliação da disciplina de comunicação organizacional e deu nisso aí... e quem conhece me entende bem o que significa... hehehe...
Não ia mas resolvi postar... para não ficar mais um dos meus textos "escrevi, mas não mandei". De alguma forma tá aí!


Comunicação Organizacional

Comunicação Empresarial é a política de bom relacionamento de uma empresa com seus diversos públicos.
A imagem de uma empresa é formada a partir das informações que a comunidade recebe a esse respeito. Sem essa informação vinda da própria empresa, de forma clara, a imagem será difusa ou ruim, pois será formada com base em informações incompletas ou incorretas, em presunções e boatos.
E porque mesmo na era da informação e com o conhecimento sobre a comunicação empresarial ainda encontramos as seguintes situações:
A maioria dos releases e institucionais contam com um trecho contendo informações sobre a empresa que, geralmente, referem-se aos "grandiosos números" e feitos sociais. Está instalada em uma área de XXX m2, conta com XXX colaboradores (para ficar mais bonito que funcionários, só por isso, mas é empregado e tratado como tal do mesmo jeito), produz XXX unidades por dia, tem XXX clientes em sua carteira e o faturamento anual é acima de bilhões de dólares.
Informações que tentam passar credibilidade e segurança ao receptor (pelo menos aos ingênuos).
O tamanho físico pode esconder a precariedade do local (trabalhado em photoshop para publicação, claro). Inúmeros colaboradores podem significar inúmeras explorações, condições precárias de trabalho, de alimentação, carga horária além do permitido, utilização de crianças, além de assédios morais e quem sabe corporais... Pode ser também inúmeros infelizes e depressivos...
Quantidade produzida não quer dizer qualidade produzida. E o índice de defeitos, devoluções ou reclamações você sabe?
Isso sem falar que a quantidade citada, geralmente, pode ser reduzida a metade (apenas mais uma estratégia de "marketing").
O número de clientes do banco de dados do "pobre" empresário que o divulga aos ventos, pode não ser o mesmo número de ativos, o número de ativos pode estar totalmente insatisfeito e amanhã deixar de ser cliente...
O faturamento que não é sinônimo de lucro já pode ter ficado todos nos juros dos bancos. Empresas mal administradas, cujos "fluxos de caixa" são totalmente virtuais que ficam sempre negativos para as empresas e positivos para os bancos...
Mas o faturamento, hããã esse até pode ser grande...
E essa mesma empresa que faz essa “Comunicação Institucional” é a mesma que afirma que seu objetivo é dar emprego e contribuir para um mundo melhor.
E que até tem um departamento de marketing que é responsável pela comunicação da empresa (Olha que maravilha!).
E é essa mesma empresa que demite centenas de "colaboradores" e o tal departamento de marketing (responsável pela comunicação da empresa) só toma conhecimento do fato ao ler em algum jornal, site etc. E recebe um e-mail, depois que a notícia estourou, de que ninguém está autorizado a dar entrevista e falar sobre o fato.
É e essa empresa ainda tem coragem de solicitar um projeto de sustentabilidade para inserir na embalagem do produto e na comunicação da empresa (não precisa nem comentar)...
Pois bem, essa história é um caso real, na verdade, vários casos reais. comum em empresas que crescem por feeling, ao acaso, por sorte, destino ou qualquer outra coisa...
O que mais encontramos são reportagens com o discurso: "A empresa se recusou a falar do assunto" ou "O responsável pelas informações não foi encontrado".
Isso acontece porque as empresas não entendem a real importância de se administrar todas as informações. Saber administrar uma informação é saber até mesmo transformar a informação aparentemente negativa em menos negativa e quem sabe até positiva.
O que é fato é que não tem mais como ver a comunicação empresarial como o "jornalzinho" da empresa que na primeira redução de custos é descartado como os próprios "receptores" destes impressos o descartam.
É preciso compreender que a comunicação empresarial deve ser clara e verdadeira doa a quem doer.
Está na hora do "plano de carreira", benefícios, objetivos e metas saírem dos "livros" do Planejamento Estratégico das empresas e chegarem, da melhor forma, a quem realmente importa: aqueles que fazem acontecer.
Se a empresa teve lucro, ninguém fica sabendo, que é para não pedir aumento.
Se a empresa teve prejuízo, ninguém fica sabendo, que é para não espalhar que a empresa "está mal das pernas".
Se a empresa está na mídia só fica-se sabendo se tem acesso à Tv, revista, etc. Ou quando alguém comenta "os feitos" da tal empresa e pergunta a opinião o funcionário, que não tem a menor noção do que se passa.
E isso acontece por quê?
Porque dentre as milhares de miopias, astigmatismos e demais doenças da visão, ela só enxerga um único público alvo: aquele que compra ou usa seus produtos ou serviços.
Só se esquecem que esse público alvo não vive em outro mundo ou numa caixinha...
Esse público alvo tem inúmeras fontes de informações, contato com as mais diversas pessoas. E pode ser que ele tenha contato com seus funcionários, com seus fornecedores, com seus consumidores insatisfeitos que o seu 0800 não atendeu...
E não tem como fugir! Não tem como segurar informações. O que fazer?
Além de ter o administrador da empresa é necessário ter o administrador de comunicação que juntamente com o da empresa decidirá como maximizar ou minimizar os impactos das informações e solucioná-las da melhor forma possível.
O que não pode é o administrador da empresa mandar o administrador de comunicação divulgar que contrataram milhares de pessoas para aumentar volume, ganhar novos mercados e depois do primeiro sinal de problema financeiro demitir todos os contratados e mais um pouco e ainda pedir que todos finjam de mortos.
Não falem nada que é para não prejudicar mais a empresa.
Prejudicar mais o que?
O fato pode-se mudar, que tal trocar uma idéia com o administrador de comunicação e ver quantos vai custar o arranhão na imagem e comparar com o quanto vai custar agüentar mais um pouco, negociar algumas coisas?
Que tal jogar limpo e até inserir a informação no seu próprio site?
Audacioso, insanidade?
Não se você explicar os reais motivos, comprovar que já tentou todas as possibilidades, que já renegociou, enfim, que LUTOU, mas que não conseguiu. E que não se sente bem e que espera que em breve tudo se resolva.
E para os demais funcionários, o que vai dizer? Também nada?
E eles vão perder o sono por medo de perder o emprego, acordar mal humorado e deixar o rendimento cair, por uma ameaça causada por falta de informação?
E os que vão deixar seu rendimento cair pela felicidade imaginária de ter a chance de ser demitido?
Porque em uma empresa assim é certo que tem gente querendo dar o fora...
E se os seus fornecedores ficarem sabendo do burburinho das demissões e imaginar que a empresa está realmente mal das pernas e resolver parar de te fornecer, por medo do que vem pela frente?
E se o seu consumidor final (Público Alvo) imaginar que a demissão em massa é para substituir mão de obra por máquina, ou que o custo está sendo reduzido, mas o trabalho dos que fica é triplicado, o que pode conotar exploração.
É, pois é, muitas possibilidades, muita imaginação, muito mais especulação do que precisava, muito mais prejuízo do que se esperava, é a crise...
Não a falta de informação...
Afinal a empresa até tem um mural!
Ninguém nunca leu, mas tem! Essa é a função da empresa, colocar lá no mural!
E aí mais um grande problema.
A informação pode até ser passada, mas não chega, porque o meio ou a forma está errada. Não dá para explicar o que é PVC (Policloreto de Vinila, matéria prima utilizada na fabricação de calçados) com as mesmas palavras para uma criança de 1 ano, uma de 10 anos e uma de 100 anos. Às vezes é preciso mímica, desenho, foto, ou seja, cada um entende e tem mais facilidade com símbolos que lhes são mais familiares. E aí eles fazem um mural ou um jornalzinho e quer que todos se interessem.
Público alvo é a recepcionista, a produção, o escritório, a administração, os fornecedores, os distribuidores, quem compra, quem já comprou, que nunca comprou e até quem nunca vai comprar.

dONA aRANHA rEINOU




Vou nem falar que isso aqui tá abandonado...


Mas também nem vou prometer pela centésima vez que vou manter atualizado...


Não adianta... não sei nem se vou amanhecer amanhã...


E viva a teia de Aranha... hauhauhauha...


Quando der apareço!!!