Pesquisar este blog

domingo, outubro 31, 2010

Dia de VOTAR


Confesso que fiz questão de começar a votar aos 16 anos!
Confesso que eu sinto muito orgulho em votar!
Confesso que toda vez que vou entrando na escola em que voto penso nas lutas e em todos que morreram e sofreram para que eu pudesse estar ali naquele momento!
Confesso que toda vez que eu vou entrando na escola em que voto penso na minha vó! Em como ela tinha orgulho em votar, falar da importância para todos os filhos e netos, e fez questão de votar em todas as eleições mesmo não precisando!
Confesso que toda vez que vou entrando na escola em que voto olho para todos os lados para ver se não vejo nenhuma boca de urna para poder denunciar!
Confesso que toda vez que vou entrando na escola em que voto olho para o chão para ver quais candidatos filhos da puta estão sacaneando e sujando as ruas! E por isso confesso que no primeiro turno deste ano dois candidatos perderam meu voto por este motivo!
Confesso que toda vez que fico de frente a urna sinto uma tremedeira!
Confesso que na hora que estou caminhando em direção a urna rezo e peço para que Deus me dê sabedoria de tomar a melhor decisão!
Confesso que depois que voto peço a Deus que ilumine os demais que estão votando e que ainda irão votar e que seja escolhido aquele que seja melhor para o meu País!
Confesso que sinto muita vontade de chorar depois que saio da escola em que voto!
Confesso que hoje eu chorei no meio da rua após votar... por não sentir confiança em nenhum dos candidatos... e pelos próximos 4 anos que nos aguardam... só me resta agora rezar e pedir, e muito, para que Deus governe ainda mais este País!
Confesso que tenho consciência limpa por sempre analisar e ouvir todos os argumentos!
Confesso que o que eu acredito mesmo, de verdade, é que não podemos ficar na dependência de nossos políticos e sim tomar a nossa atitude e fazer a nossa parte! Contribuir com o nosso pouquinho, com a nossa gotinha de água para apagar esse incêndio chamado DESIGUALDADE!

Minha Música de 2010!!!









Tudo bem que segundo meu coordenador a minha música é aquela assim: "Eta mulher choronaaaa... chora feito uma sanfonaaaaaa...", mas se eu tivesse que eleger uma única música que fez com que eu me emocionasse, e claro, que eu chorasse... uma única música que fez com que eu refletisse, que eu questionasse e encontrasse... uma música que tenha me ajudado a encontrar forças quando eu já não achava mais... com toda certeza essa música em 2010 foi "Disparada".

É claro que a música, letra e melodia, por si só já é linda, mas na voz daquele que é o meu cantor preferido por 13 anos consecutivos, e será por todos os outros em que eu viver, ela ficou ainda mais especial...

Conheci essa música na época do colégio... fizemos uma interpretação de texto com essa letra... e esse foi um dia que jamais vou esquecer! Mas muito mais importante do que a interpretação geral do texto, é o significado mágico que cada palavra adquire na vida de cada uma das pessoas que as lêem... que as sentem...

Talvez para muita gente que estava nessa aula, não tenha tido sentido algum, e pode ser que alguém leia e também não encontre sentido... mas para aquela senhorita que saiu lá do sertão, com muito orgulho, e que por esse motivo não agradou muita muitos e ouviu muitos comentários e olhares preconceituosos por seu sotaque, por seu amor pela terra, pelas coisas da roça mesmo e, claro, pela música sertaneja. Claro que no começo isso doía muito, mas com o tempo a gente vai transformando os sentimentos... não que você fique mais endurecido, não tenha sentimentos, mas já sabe como lidar melhor, como controlar melhor os sentimentos, como não mostrá-lo com tanta facilidade e eu diria até ingenuidade... começa sim a ver a morte sem chorar...

Com o tempo, você vai vendo que nada é por acaso, que cada pessoa está no lugar certo, com as pessoas certas, na hora certa... se você está naquele lugar, é porque tem que estar ali, você foi enviado para consertar algo, ou nos outros ou em você mesmo... porque a vida é feita de transformação... um transformando o outro... está tudo interligado e girando o tempo todo... hoje você pode ser o boi, amanhã o boiadeiro e no outro dia o dono da boiada... tudo vai depender do que você quer para você, do que você aprende com cada posição e lugar que ocupa... e o mais difícil em qualquer posição ou lugar que você esteja é aprender a lidar com as pessoas, com gente, porque animal é fácil, você tange, fere, engorda e mata, mas e com gente? Gente é diferente... cada ser humano é único, e como é difícil lidar com gente... por isso tem dias que penso que queria ser veterinária... hahaha...

É complicado, não é todo dia que você aceita as coisas, não é todo dia que você quer obedecer o dono da boiada... tem dias que você é obrigado a fazer coisas com que nem concorda...

Mas o que importa mesmo disso tudo é o quão você está aberto para o aprendizado e quais são os seus sonhos. Tem horas que parece que está tudo escuro... que você não sabe como deixar de ser boi, mas aos poucos as visões vão clareando, e você pode seguir não porque o dono da boiada quer que você siga, mas porque você quer seguir! Por vontade própria! Vai fazer aquilo no que acredita de verdade!

Agora, se você não concordar com nada disso que escrevi aqui, não posso me desculpar... não escrevo para enganar... aliás nem se preocupe! A qualquer momento posso sumir daqui de novo, posso pegar minha viola e ir cantar e escrever em outro lugar... cada dia em um lugar... esse é o lema... porque o meu querer é mais longe que eu eu... bora lá... laço firme, braço forte, seguindo em direção ao reino que não tem rei...




DISPARADA

Prepare o seu coração

Prás coisas

Que eu vou contar

Eu venho lá do sertão

Eu venho lá do sertão

Eu venho lá do sertão

E posso não lhe agradar...

Aprendi a dizer não

Ver a morte sem chorar

E a morte, o destino, tudo

A morte e o destino, tudo

Estava fora do lugar

Eu vivo prá consertar...

Na boiada já fui boi

Mas um dia me montei

Não por um motivo meu

Ou de quem comigo houvesse

Que qualquer querer tivesse

Porém por necessidade

Do dono de uma boiada

Cujo vaqueiro morreu...

Boiadeiro muito tempo

Laço firme e braço forte

Muito gado, muita gente

Pela vida segurei

Seguia como num sonho

E boiadeiro era um rei...

Mas o mundo foi rodando

Nas patas do meu cavalo

E nos sonhos

Que fui sonhando

As visões se clareando

As visões se clareando

Até que um dia acordei...

Então não pude seguir

Valente em lugar tenente

E dono de gado e gente

Porque gado a gente marca

Tange, ferra, engorda e mata

Mas com gente é diferente...

Se você não concordar

Não posso me desculpar

Não canto prá enganar

Vou pegar minha viola

Vou deixar você de lado

Vou cantar noutro lugar

Na boiada já fui boi

Boiadeiro já fui rei

Não por mim nem por ninguém

Que junto comigo houvesse

Que quisesse ou que pudesse

Por qualquer coisa de seu

Por qualquer coisa de seu

Querer ir mais longe

Do que eu...

Mas o mundo foi rodando

Nas patas do meu cavalo

E já que um dia montei

Agora sou cavaleiro

Laço firme e braço forte

Num reino que não tem rei

quinta-feira, outubro 28, 2010

Aos reclamões de Plantão \o/



Recebi este email há muito tempo e cheguei a encaminhar para alguns dos meus poucos e bons amigos e deixei ele ali guardadinho em meio aos milhares de emails que o yahoo é capaz de armazenar...

Essa semana resolvi que realmente já é final do ano... e como todo final do ano é hora de começar as minhas faxinas... faxinas de pensamentos, sentimentos, de vida. Sim tirar as pessoas que não fazem bem a você do seu convívio, jogar no lixo tudo o que te faz lembrar e sentir coisas não positivas. Faxina na casa, nas gavetas, jogar aquele monte de roupas, sapatos, cosméticos e freco-freco que comprou e nem usa mais... e limpar a caixa de email também, claro. Porque agora além da vida "física" temos a vida virtual. Até limpar msn, orkut, twitter e agenda do celular tá rolando... porque se não faz mais sentido qual o motivo de permanecer?

E aí no meio da faxina reencontrei essas palavras tão certas que deveria ler todos os dias...

Sabe por que acho tão verdadeiro? Porque com qualquer pessoa que você cruze no seu dia ela está reclamando. Reclama do marido, mulher, dos filhos, dos pais, dos amigos, do emprego, da empregada, do patrão, do cachorro, do vizinho, da falta de dinheiro, da sobra de peso, do cabelo que não cresce, não para, não alisa, não enrola, da unha que lasca, que é torta, que não segura esmalte... reclama de tudo. Tudo bem, você deve estar pensando, mas a Ellen falando disso? Ela é a campeã no quesito reclamação! Sim é verdade! Eu admito! Reclamo mesmo! Sempre reclamei! Lembo que na época de colégio ia na diretoria com uma lista de coisas para reclamar... na faculdade nem me fale...

Mas tem uma diferença, eu reclamo, mas logo dou um jeito de mudar aquilo que não está do jeito que eu quero. E é esse o problema! É por isso que estou "reclamando" aqui. As pessoas reclamam, reclamam, reclamam, mas não querem mudar, não fazem nada para mudar, ou por preguiça ou medo, o que duvido, ou por comodidade, o que eu mais acredito.

Sempre reclamo de alguma coisa mas logo já estou pesquisando, buscando uma forma de mudar.

O dinheiro tá pouco, vamos ler livros sobre economia, dicas, etc.

O cabelo não cresce? Vamos colocar anticoncepcional no shamppoo, não funciona, mas vale a tentaiva, vamos mudar de produto, procurar um especialista.

O trabalho está chato, você não aguenta mais? Pede pra sair! (Já perdi as contas de quantas vezes pedi pra sair).

O relacionamento com o marido/esposa/namorado/aderente/etc está tenso? Que tal sentar para conversar? Ou acham uma solução, começam uma mudança, recomeçam o relacionamento do zero ou terminem. Para que ficar machucando uma pessoa que ajudou a construir a sua história, mas que já não encaixa mais no contexto? Que tal salvar a amizade?

O que me desgasta realmente são as reclamações, não sem fundamento, mas cujos "reclamões" não fazem nada para mudar...

E eu estou reclamando, porque o que mais encontro e tenho que conviver são com pessoas que reclamam o dia inteiro, uma vida inteiro, mas quando o assunto é mudança, esforço, abaixa a cabeça e finge que não com ela... Triste... muito triste...

Então segue o tal texto:



Quem não luta pelo que quer, não merece o que deseja. Autor Desconhecido.

Quando você deseja algo, precisa partir para a ação. Mesmo que seja uma micro-ação. Um passo de bebê. Mas não há outro modo.

Ao desejar algo, temos que reconhecer imediatamente que será necessário dispender energia - seja na forma de esforço físico, dinheiro ou recursos de outra ordem, para que possamos nos aproximar daquilo que desejamos.

Quanto maiores os desejos, mais energia será necessária para conseguir o que você busca.

Talvez você tenha que enfrentar uma batalha para conseguir, mas se você prefere nem entrar na batalha, provavelmente não merece mesmo conseguir o que deseja.

Ou será que merece?

Qual será seu próximo passo para provar que você merece o que deseja?


Quando eu tiver 82 anos...

Guardei por muito tempo este texto... e nada como retomar o blog com algo que eu acredito de verdade...
Só espero que Carolina me dê uma netinha... rsrsrs...