Pesquisar este blog

domingo, janeiro 29, 2012

O Monge e o Executivo - Pensamento = Destino



Ainda do Livro O Monge e o Executivo que reafirma o que eu sempre digo: o pensamento é a base de toda a sua existência! Cuide de seus pensamentos e cuidarás de sua vida!

“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino”. (Página115)

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Estado de Transe


Como o tempo passa... e parando para pensar no tempo, como não falar novamente de amor. Difícil não falar de amor!  
Ainda vejo uma menina, perdida, subindo e descendo a mesma avenida várias vezes ao dia... entra numa loja, entra na outra, na outra, volta na primeira... e repete o mesmo percurso por dias e dias... como quem procura algo muito raro.
Anda com pressa, com olhar tão distante quanto brilhante... perdida em seus pensamentos... perdida em seus movimentos... é uma cena intrigante. 
Depois de semanas no mesmo percurso, enfim, encontrara... encontrara o vestido que a cobriria para o grande dia... encontrara a sandália que a levaria para o local especial... encontrara muitos enfeites que jamais usara... queria usar tudo no mesmo dia, o dia tão esperado... 
Que tal colocar uma tatuagem para parecer mais velha? Colocou logo duas!
Mas como se arrumar para esse momento? Até poucos dias só penteara sua Barbie. Jamais se arrumara... Como deveria se comportar? Como o cabelo deveria pentear? Ela só entendia de Barbies e lápis de cor... o que fazer? Para onde correr? 
Ligou para a tia, perguntou onde e como comprava essa tal de base, pó, sombra, rímel, blush e afinal qual seria a diferença entre lápis e delineador que as colegas de escola e as revistas tanto falavam? Realmente ser "grande" era algo muito complexo. 
Se ela soubesse que quase nada disso era necessário, porque o ar da juventude é a melhor maquiagem que se pode ter, não teria se preocupado tanto... 
Tudo comprado, mas e agora? Como usa essa tralha toda? A tia disse que a ajudaria. Ufa!
Todo mundo usava esmaltes coloridos... como é que é que chama esse negócio? Manicure? Que palavra LINDA! A amiga da tia era isso aí e poderia ajudar. Que alívio! Esse negócio de cutícula é mesmo necessário? Nunca havia tirado cutícula da sua Barbie!
Falaram que esse negócio de tirar sobrancelha não doía! Enganação! Lágrimas e lágrimas. Muito sofrimento. Deus todo esse sofrimento era mesmo necessário?
Era, era o grande dia. E no grande dia tem que ter tudo.
Certo, tudo pronto! Apenas uma noite separava o momento atual do grande dia. 
Mas como dormir? Quem consegue pensar em dormir? É verdade. Ela não dormiu, se não estragaria o penteado do cabelo que a tia arrumara. Melhor tentar cochilar sentada. 
O pai a conduzia ao grande dia. A família toda estava presente. Todos dormiam. Menos ela. 
Deu vontade de voltar correndo para casa, esconder de baixo da cama e abraçar as Barbies e os lápis de cor. E se tudo o que sonhara e imaginara ao longo de longos, bem longos, quatro anos fossem apenas uma ilusão? E se nada daquilo fosse verdade. E se se decepcionasse? Mas a a avó, madrinha, primas e tias dele jamais pintariam algo que ele não fosse, será? Lembrara da última vez que estiveram próximos, tipo sei lá quantos mil metros, mas no dia o coração sentia tão perto. 
Passou uma eternidade até amanhecer o grande dia. 
Será que os filmes fotográficos seriam suficientes? Eram 6 com 36 fotos cada um... Não queria perder nenhum detalhe daquele grande dia.... melhor comprar mais uns dois! Prevenir sempre! Isso desde os tempos de Barbie! Barbie jamais saiu com Bob (infelizmente ela nunca teve um Ken - um eterno amor platônico) sem ter uma roupa reserva na bolsa! Tudo pode acontecer. 
E é claro que como em todas as novelas mexicanas que assistira, algo tinha que dar errado! 
A família estava atrasada. 
O pai que a conduziria estava na maior tranquilidade do mundo, como se fosse um dia qualquer. Ninguém podia imaginar o que acontecia no coração da garota.
Nem ela sabia explicar. Talvez fosse como tomar 2 litros de Coca Cola de uma vez só, você fica com a sensação de que vai explodir e vomitar tudo o que comeu em toda a sua encarnação.
Ou um vulcão em erupção, das aulas de geografia, seriam melhor para explicar?
Coração apertado. 
Parecia que tinha comido um pacote de balas ácidas e que todo aquele ácido corroía seu coração até ele não existir mais. 
A verdade é que por mais que inventasse comparações olhando pela janela do carro nada poderia explicar o que se passava, e nem faria o carro andar mais rápido...
Enfim, no local! O grande momento! Parou na entrada e teve vontade de chorar. Não podia, porque não sabia retocar a maquiagem que a tia tinha feito no dia anterior. Sabe aquela expressão, cavar um buraco e entrar nele? É isso! 
É mas ainda não havia chego exatamente o momento. 
Precisava pegar uma senha! 
Senha que definiria o horário exato? Como assim? 
Passou o dia agarrada na tal senha que era para não perder. E deve ter passado uns trinta anos até chegar o momento exato. 
Enfim, agora estava próximo. Não tinha mais como voltar atrás. Cada passo que dava em direção à porta, sinos tocavam, as pernas tremiam, as mãos gelavam e transpiravam. De tão nervosa caía em gargalhadas desesperadas que misturavam-se às lágrimas. Ninguém entendia nada. Nem ela entendia. A verdade é que não tinha mais controle sobre seu corpo e sua mente.
A porta abriu, os sinos tocaram MUITO mais alto! 
Ele estava lá! 
Lindo como sempre sonhara, todo de branco, com aquele brilho especial nos olhos e esperando por ela com os braços abertos e com o sorriso mais lindo do mundo.
...
...
...
...
...
...
...
...
...
Algum tempo depois a garota encontra-se sentada pálida em um banquinho, olhar fixo nas costas de uma estátua de mármore, chorando desesperadamente. Como fora parar ali? Ninguém viu. Nem mesmo ela. Apenas chorava. Chorava muito. Algumas pessoas se aproximavam preocupada, mas ela não podia falar. Todos se afastaram. Em seu semblante era notório que eram lágrimas de amor. De um amor que se  consolidou pela primeira vez!
Depois de muitos e muitos e muitos instantes as lágrimas foram reduzindo, a pele corando novamente e o espírito retornando ao corpo depois do estado de transe.
Enfim uma frase:
-Eu não sei o que senti, mas senti que a partir de hoje nossas vidas vão se cruzar muitas e muitas vezes.
Muito tempo passou desde que esta história se passou.
Realmente ela tinha razão! 
A partir deste dia seus caminhos se cruzaram muitas e muitas vezes.
A menina cresceu. 
Ele a ajudou a se descobrir como pessoa, a ter certeza dos seus princípios, valores. 
Ajudou a se descobrir e se amar como mulher, pintou o cabelo de preto, vermelho, marrom, amarelo, branco. Ajudou a experimentar roupas extravagantes, roupas comportadas, unhas de todas as cores, maquiagens de todos os tipos, até saber o que realmente gosta e lhe cai bem ou não.
Esteve presente nos dias em que o tema eram outras caras.
Esteve presente em todos os aniversários.
Apresentou grandes e eternos amigos-irmãos!
Ajudou a ter certeza do caminho profissional a trilhar. A ter um plano de vida e lutar com todas as forças por ele.
Ele a colocou para dormir em dias difíceis.  
Fez ela sorrir nos dias de TPM e de problemas intermináveis. 
Esquentou nos dias frios. 
Esfriou nos dias quentes.
Ajudou a estudar nas longas e intermináveis madrugadas. 
Ajudou a suportar trabalhos difíceis, pessoas difíceis. 
Ajudou a chegar em lugares que nem mesmo ela imaginava chegar.        
Quantos abraços, beijos, palavras doces, palavras duras. Quantas flores!
Sabe uma pessoa realmente capaz de mudar uma vida? A ex garota pensa todas as noites em como teria sido triste sua vida sem ele. E chega à conclusão de que simplesmente não teria sido. Então ela ajoelha e agradece à Deus e só pede que ele seja feliz, porque ele a faz muito feliz.
E a ex garota é essa que lhes escreve hoje, com lágrimas nos olhos e coração apertado de saudades deste dia que completam amanhã 11 anos.
Ele é aquele cara, baixinho, que canta e encanta com sua voz, seu sorriso e seu olhar. Aquele baixinho de alma e coração gigantes. Aquela voz que acalenta, acalma e transporta. Aquele sorriso que arranca qualquer dor que tiver no teu peito. Aquele olhar que é imensidão. E aquele abraço que te leva em transe para outras e outras dimensões... mesmo tendo se passado tantos anos... 
 "Você me faz sonhar, me faz realizar, me faz crescer, me faz FELIZ. É mais do que paixão, é mais do que prazer é amor que não tem fim".
  

domingo, janeiro 15, 2012

O Equilíbrio do Amor


Voltando a falar... e voltando a falar dele, que é muito mais antigo que a minha tatatatatataravó e ao mesmo tempo mais atual que qualquer programa de tv, do que a nova celebridade, do que a nova paixão nacional: O amor! 
Todo mundo diz que existem várias formas de amor, alguns - bem poucos - ainda acreditam que só se ama uma vez na vida... Mas a grande maioria acredita que o amor é algo tão difícil e complicado e problemático... e mais uma avalanche nem se quer acredita que ele exista. 
Pois é, com tudo isso só podemos acreditar que ele realmente é o cara. O amor é realmente o sentimento mais soberano, mais polêmico, mais discutido, mais doído e mais bonito... sempre falo das dualidades das coisas e o amor é onde a dualidade faz todo sentido. 
Eu não sei onde, como, quando exatamente muda nossa opinião sobre ele, só sei que muda. Em cada uma das fases ele se apresenta de uma forma. 
Quando se é criança ou pré adolescente, na maioria das vezes, é aquele famoso amor platônico... 
Na adolescência é o amor que você tem certeza de que é para sempre, que te enlouquece, geralmente é a fase do ciúmes possessivo. Ok, para alguns essa fase nunca passa.
Depois alguns falam do amor conveniente, do amor de ocasião, do amor que pode durar minutos ou semanas... é a fase do amor descartável. 
Mas chega uma hora em que mais nada disso faz sentido. 
Tem uma hora que amadurecemos, sim mesmo quem sempre negou que isso fosse acontecer! Alguns amadurecem com 15 anos, uns com 20, uns com 30, uns com 50 e eu acredito que tem gente que demora muitas encarnações. E aí o amor também amadurece, ou ele surge na verdade, e você vê que tudo o que você conhecia até aquele momento - sim até aqueles amores de enlouquecer que te deixou doente por anos e fez um estrago enorme na sua vida simplesmente não eram amor. Por isso gosto sempre da frase “Leve o tempo que precisar para sarar, mas não esqueça de um dia compartilhar o seu coração com outra pessoa". 
Não, realmente não existe definição para ele, só se sabe quando a sua hora chega. É verdade que ela não chega para todos, porque muitos se perderam com os "primeiros amores" e nunca conhecerão o verdadeiro. 
Mas apesar de não existir uma definição, tem umas palavras que ouvi que acho que fazem muito sentido: "Eu só sou eu de verdade quando estou com você". 
Lembra que em alguns momentos você disse que gostava disso, daquilo, daquilo outro e na verdade não gostava nenhum pouco? Lembra quando você se arrumava antes do cara acordar e depois fingia dormir novamente só para ele te ver mais "arrumadinha" quando  acordasse? Pois é... isso tudo fazia você ser quem você não é de verdade. E, consequentemente, não era amor. Não  estou dizendo que amor é quando as pessoas passam a dormir de camisetas de propaganda, isso também não é amor! Isso é desleixo! 
Amor é quando você não precisa fingir que gostou.
Não precisa sorrir sem querer.
Não precisa estar de bom humor logo pela manhã sendo que você não tem.
Não precisa comer cachorro quente mesmo odiando salsicha. 
Não precisa pensar se ele vai gostar do corte do cabelo. 
Não precisa se preocupar se ele vai acordar antes de você e te ver parecendo um leãozinho. 
É ter a certeza de que ele vai respeitar se hoje você decidir ser vegetariana, vegana, carnívora ou seja lá o que quiser ser. 
É ter a certeza de que ele vai ficar em silêncio pelas primeiras horas da manhã e só com um olhar, já vai te desejar bom dia, dizer que a ama e que respeita esse seu momento. “Passar um tempo sem falar, é uma tentativa de se desvencilhar do poder das palavras, de parar de nos asfixiar com as palavras, de nos libertar de nossos mantras sufocantes”.
É ter certeza de que vocês dois podem ficar horas em silêncio, concentrados em suas próprias leituras, com seus chás, cada um num canto do quarto e que isso será tão bom e prazeroso como horas de gargalhadas. 
É ter a certeza de que cada dia você pode acordar querendo ser uma mulher diferente, usar todas as cores de cabelos e tipos de roupas mais diversos e que mesmo assim ele ainda vai te olhar e dizer que você está linda. 
É ter a certeza de que se ele acordar antes de você vai dizer que você é linda até dormindo. 
E não estou falando de falar por falar, por obrigação. Por realmente sentir que isso tudo são apenas detalhes e acessórios. Porque ele ama quem está dentro da roupa e não a roupa. 
Sim, o amor é calmo, é tranquilo, te transmite paz, serenidade, confiança, segurança. Não é essa coisa estupenda, explosiva, ciumenta e possessiva que muitos acreditam. E isso não faz o amor ser monótono e sem graça, muito pelo contrário. Apesar de todo esse equilíbrio do amor ele também te faz perder a cabeça... te faz sentir borboletas no estômago... te faz ouvir os sininhos... te faz arrepiar... te faz ter aquela ansiedade de que o dia termine para vocês encontrarem... mas tudo isso de uma forma madura, tranquila, segura. Sim, é possível um equilíbrio desequilibrado. Acredite. "Às vezes perder o equilíbrio por amor faz parte de uma vida equilibrada". 
Você que chegou ao final pode pensar, será que isso realmente existe?
"Algumas vezes, a tristeza profunda é quase um local específico, uma coordenada em algum lugar do mapa do tempo. Quando você esta nesta selva de tristeza, não consegue imaginar que um dia conseguirá encontrar a saída para um lugar melhor. Mas, se alguém lhe garante que já esteve neste mesmo lugar, e conseguiu sair, isso as vezes traz alento". "As suas emoções são escravas de seus pensamentos, e você é escravo de suas emoções". Agora é com você, você pode acreditar que sim ou que não. As duas respostas estão corretas. Eu espero, de verdade, que você acredite! Eu acredito! Sempre!

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Deus

“Imagine que o universo é uma imensa máquina giratória. Você quer ficar perto do centro da máquina – bem no eixo da roda -, e não nas extremidades, onde os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer. O eixo da calma fica no seu coração. É aí que Deus reside dentro de você. Então, pare de procurar respostas no mundo. Simplesmente retorne sempre ao centro, e sempre vai encontrar a paz”. 

Do capítulo assistindo Comer, Rezar e Amar pela milésima vez...

terça-feira, janeiro 10, 2012


Como eu já disse aí uns posts abaixo, nos últimos tempos acredito que as letras, poemas, poesias expressam melhor o  que eu penso e sinto do que eu mesma. Sempre gostei de postar aqui textos, pensamentos e sentimentos meus, mas como nos últimos tempos não estão saindo, vou continuar a colocar frases, pensamento, textos que gosto, levo para minha vida e quero compartilhar para que seja útil para outras pessoas também... quem sabe?

E hoje as frases são daquilo que peço a Deus todos os dias nas minhas orações: que nunca me falte a fé! Porque se ela faltar então nada mais existe... porque eu não mais existirei. Sempre penso muito em como deve ser terrível não acreditar que existe um algo maior, seja lá se é chamado de Deus, energia, Buda ou qualquer outro nome. Acreditar que é você por você mesmo que NÃO tem ninguém com você além de você.

Então como na oração que leio todas as noites "Obrigada senhor, por crer em ti, por amar a tua igreja, pelo bem que pude praticar, pelo mal que eu soube evitar. E porque me destes a fé, me alimentas a esperança e me fazes filho da tua caridade, por tudo, enfim, obrigada Senhor".


“Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus”

“Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus”

“A fé ri das impossibilidades”

segunda-feira, janeiro 09, 2012

O que eu desejo para você



O que eu desejo para você
Original de Victor Hugo adaptado por Vinícius de Morais


Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconsequentes, sejam corajosos e fiéis, e que pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim, nem muitos nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas. 
Desejo ainda que você tenha inimigos. E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante; não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais, e que sendo maduro, não insista em rejuvenescer. E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste, não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom. O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal, porque, assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja. E acompanhe o seu crescimento para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático.  E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por ele e por você, mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem, tenha uma boa mulher, e que sendo mulher, tenha um bom homem e que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer, não tenho mais nada a te desejar.



Ditado Chinês

Ditado chinês:

"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma idéia, e, ao se encontrarem, trocarem as idéias, cada um vai embora com duas."


domingo, janeiro 08, 2012

Verdadeiro Amor


Verdadeiro Amor
Autor desconhecido

Um senhor de idade chegou a um consultório medico para fazer um curativo em sua mão, onde havia um profundo corte, e muito apressado pediu urgência no atendimento, pois tinha um compromisso.
O médico que atendia, curioso, perguntou o que tinha de tão urgente para fazer. O simpático velhinho lhe disse que todas as manhãs ia visitar sua esposa que está em um abrigo para idosos, com mal de Alzheimer muito avançado.
O médico muito preocupado com o atraso do atendimento disse: -Então hoje ela ficará muito preocupada com sua demora? 
Ao que o senhor respondeu: -Não, ela já não sabe que eu sou . Há quase cinco anos que não me reconhece mais. 
O médico então questionou: -Mas então para que tanta pressa e necessidade em estar com ela todas as manhãs se ela já não o reconhece mais?
O velhinho então deu um sorriso e batendo de leve no ombro do médico e respondeu: -Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem quem ela é.
O médico teve que segurar suas lágrimas enquanto pensava: -É esse o tipo de amor que quero para minha vida.
O verdadeiro AMOR, não se resume ao físico, nem ao romântico. 
O verdadeiro AMOR é aceitação de tudo o que o outro é. De tudo o que FOI um dia. Do que SERÁ amanhã. E do que JÁ NÃO é mais.

Vinte e Poucos Anos


Ter Vinte e Poucos e Anos
Autor desconhecido

"Isto é chamado de "crise de um quarto de vida". 
É quando você pára de sair com a galera e começa a perceber muitas coisas sobre você que você mesmo não conhece e pode não gostar disso. 
Você começa a pensar sobre onde você vai estar daqui a um ano ou dois, mas de repente se sente inseguro porque você mal sabe onde está agora. 
Você começa a perceber que as pessoas são egoístas e que, talvez, aqueles amigos que você pensou que eram tão próximos não são exatamente as melhores pessoas que você encontrou em seu caminho, e pessoas que você perdeu o contato eram algumas das mais importantes. O que você não consegue perceber é que eles percebem isso também, e não estão sendo frios, grosseiros, ou falsos, mas estão tão confusos quanto você.
Você olha para seu emprego e pode ter a sensação de que ele não é nem perto do que você imaginava que estaria fazendo, ou talvez você esteja procurando emprego e percebendo que vai começar do zero e isso pode te assustar. 
Suas opiniões se tornaram mais fortes. Você vê o que os outros estão fazendo e se encontra julgando mais do que o usual, porque você percebe que desenvolveu certo limites na sua vida e está constantemente adicionando coisas na sua lista do que é aceitável e o que não é. 
Em um minuto, você está inseguro e no próximo, seguro. 
Você ri e chora com a maior força da sua vida. 
Você se sente orgulhoso por coisas que já fez, mas ao mesmo tempo pode estar sozinho, assustado e confuso.
De repente, a mudança é sua maior inimiga e você tenta se agarrar ao passado com a vida boa, mas logo percebe que o passado está cada vez mais longe, e não há nada a se fazer a não ser ficar onde está ou caminhar para a frente. 
Você tem seu coração quebrado e pensa como alguém que você amava tanto pôde causar tanto estrago em você. 
Ou você fica deitado na cama e pensa por que você não poderia encontrar alguém decente o suficiente que você queira conhecer melhor. 
Ou às vezes você ama alguém e ama outro alguém também e não consegue imaginar porque você faz isso, já que você sabe que não é uma má pessoa. Ficar com alguém por uma noite ou galinhar começam a parecer ridículos. 
E ainda tem a opinião dos outros, pais, irmãos, amigos, que por várias vezes, acaba sendo mais importante do que a nossa, nos fazendo deixar de lado desejos, alegrias, esperanças, planos...
Agir como um idiota se torna patético. 
Você sente as mesmas coisas e enfrenta as mesmas questões de novo e de novo, e conversa com seus colegas sobre as mesmas coisas, porque é difícil tomar decisões. 
Você planeja algo por dias, semanas e, na hora H, acaba fazendo tudo ao contrário do que tinha pensado.
Você se preocupa sobre empréstimos, dinheiro, o futuro e construir sua própria vida.
Ás vezes a vida parece parar, e e enquanto ganhar a corrida seria maravilhoso, neste momento você gostaria apenas de participar! 
O que você pode não perceber é que todos que leem isso encontram algo em comum. Estamos em uma das melhores e piores épocas da vida, tentando o máximo que podemos evoluir. Temos liberdade, força e responsabilidade. Estamos crescendo e criando juízo suficiente para valorizar o que realmente deve permanecer em nossas vidas."



Como é bom olhar para a sua história e ver o quanto mudou, o quanto amadureceu, o quanto já se descobriu e se encontrou. O quanto tinha medo que isso tudo acontecesse, mas se soubesse que era assim nem teria temido tanto. Chega até a ser engraçado... a gente muda tanto... tanto... que aquela que fomos um dia parece que foi em outra encarnação de tão distante ficou... Podemos não sentir saudades e pensar que teríamos feito muitas coisas diferentes, ter deixado de fazer algumas coisas e feito outras. Mas precisa, sempre, existir o respeito, porque para ser o que se é hoje teve que ser quem foi e passar exatamente pelas mesmas experiências e opiniões. E como será que seremos daqui alguns anos? 
 

Eu hoje joguei tanta coisa fora


Eu hoje joguei tanta coisa fora.
Carlos Drummond de Andrade 

Não importa onde você parou. Em que momento da vida você cansou. O que importa é que sempre é possível e necessário "recomeçar";
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida E o mais importante, Acreditar em você de novo. Sofreu muito neste período? Foi aprendizado... Chorou muito? Foi limpeza da alma! Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É por que fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o indício da tua melhora...
Pois... agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... De encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado ... diferente? Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar... desenhar, dominar o computador!
Qualquer outra coisa... Olha quanto desafio, quanta coisa nova, Neste mundo de meu Deus te esperando! Está se sentido sozinho? besteira... Tem tanta gente que você afastou com seu período de isolamento. Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis! O mau humor vai comendo nosso fígado... até a boca fica amarga.
Recomeçar... Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Ir alto... sonhe alto... Queira o melhor do melhor... Queria coisas boas para a vida. Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos.
Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E hoje é dia de faxina mental... Joga fora tudo que te prende ao passado... Ao mundinho de coisas tristes... Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens... E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora, mas, principalmente, esvazie seu coração.. Fique pronto para a vida... Para um novo amor. Lembre-se, somos apaixonáveis... Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... Afinal de contas... Nós somos o "AMOR"...

Vamos aderir?

sexta-feira, janeiro 06, 2012

SaUdAdE...


SAUDADE

“Em alguma outra vida, devemos ter feito algo muito grave para sentirmos tanta saudade...
Trancar o dedo numa porta dói.
Bater o queixo no chão dói.
Torcer o tornozelo dói.
Um tapa, um soco, um pontapé, doem.
Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, carie e pedras nos rins.
Mas o que mais dói é a saudade.
Saudade de um irmão que mora longe.
Saudade de uma cachoeira da infância.
Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. 
Saudade do pai que já morreu, do amigo imaginário que nunca existiu.
Saudade de uma cidade.
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa.
Doem estas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama.
Saudade da pele, do cheiro, dos beijos.
Saudade da presença e até da ausência consentida.
Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá.
Você podia ir para o dentista e ele para a trabalho, mas sabiam-se onde.
Você podia ficar sem vê-lo e ele sem vê-la, mas sabiam-se amanhã.
Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é basicamente não saber.
Não saber se ele continua fungando num ambiente mais frio.
Não saber se ele continua sem fazer a barba por causa daquela alergia.
Não saber se ela ainda usa aquela saia.
Não saber se ele foi à consulta com o dermatologista como prometeu.
Não saber se ela tem comido bem por causa daquela mania de estar sempre ocupada.
Se ele tem assistido às aulas de inglês, se aprendeu a entrar na internet, a encontrar a página do Diário Oficial, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros. Se ele continua amando Mc Donalds, se ela continua preferindo suco, se ele continua sorridente com aqueles olhinhos apertados, se ela continua a chorar até nas comédias.
Saudade é não saber mesmo!
Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento.
Não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor 
de um silêncio que nada preenche.
É não saber se ela está feliz e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso...
É não querer saber se ele está mais magro, se ela está mais bela.
Saudade é nunca mais saber de quem se ama e ainda assim doer.
Saudade é isso que eu estive sentindo enquanto escrevia e o que você provavelmente esta sentido agora depois que acabou de ler.”

Alguns dizem que o texto é de Marta Medeiros, outros afirmam que é de Miguel Falabela. Mas isso tanto faz, o que importa é o quanto esse texto é lindo e bem verídico. 
Como saudade dói! Todas as saudades doem muito. Não sei se existe uma que dói mais ou menos, dói mais a que você está sentindo naquele momento, que parece nunca ter fim.
Mas uma das mais difíceis é a saudade de quem já está em outro plano, outra dimensão... Minha avó sempre dizia "Filha, vá, mas não esqueça de me ligar, dar notícias. A saudade é de quem fica e não de quem vai. Quem vai tem um mundo novo a descobrir. Quem fica fica no mesmo mundo só que com um pedaço a menos. Saudade é de quem fica!". E é por isso, entre tantas outras coisas, que eu sinto tantas saudades da minha avó, sábia avó, exemplo avó, amor avó.

Lembrança de Morrer


Lembrança de Morrer
Álvares de Azevedo

Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente
Não derramem por mim nenhuma lágrima
Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.

Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
-Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh’alma errante,
Onde o fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade - é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade - é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada,
Que por minha tristeza te definhas!

De meu pai... de meus únicos amigos,
Pouco - bem poucos - e que não zombavam
Quando, em noites de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

Só tu à mocidade sonhadora
Do pálido poeta destas flores...
Se viveu, foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo...
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta - sonhou - e amou na vida. -

Sombras do vale, noites da montanha
Que minh'alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe o canto!

Mas quando preludia ave d’aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos...
Deixai a lua pratear-me a lousa!

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Em que endereço fiquei?


Mudança
Ivone Aparecida de Andrade

Mudei de casa
Mudei de rua
Mudei de cidade
Mas esqueci de levar-me junto aos trastes
E agora me pergunto
-Em que endereço fiquei?

Trova


Percebam que nos últimos dias não tenho postado textos meus e sim textos, poemas, poesias que gosto muito. O motivo? Tem dias, momentos e sentimentos que os poetas, os músicos explicam melhor do nós mesmos. Acho que estou nestes dias...


Trova
Pe. Celso de Carvalho

Poeta - gêmeo do santo
Sofre muito e não blasfema.
Faz dos gemidos um canto
E da saudade um poema.

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O Relógio



O Relógio

Cassiano Ricardo

"Diante de coisa tão doída
Conservemo-nos serenos.

Cada minuto da vida
Nunca é mais, é sempre menos.

Ser é apenas uma face
Do não ser, e não do ser.

Desde o instante em que se nasce
Já se começa a morrer."

Círculo Vicioso


Círculo Vicioso
Machado de Assis (o marido de Carolina... ai ai... outro dia explico minha eterna paixão e admiração por este casal...)

Bailando no ar, gemia inquieto vagalume:
-“Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

-“Pudesse eu copiar-te o transparente lume,
Que, da grega coluna, à gótica janela,
Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”
Mas a lua fitando o sol, com azedume:

-“Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
Claridade imortal que toda a luz resume!"
Mas o sol, inclinando a rútila capela:

-"Pesa-me esta brilhante auréola de nume…
Enfara-me esta azul e desmedida umbela…
Por que não nasci eu um simples vagalume?”


terça-feira, janeiro 03, 2012

A semeadoria é livre, mas a colheita é obrigatória!



Um filho e seu pai caminhavam por uma montanha. De repente seu filho, cai machuca e grita:
- Ai!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha:
- Ai!
Curioso, pergunta:
- Quem é você?
Recebe como resposta:
- Quem é você?
Contrariado, grita:
- Seu covarde!
Escuta como resposta:
- Seu covarde!
Olha para o pai e pergunta aflito:
- O que é isso?
O pai sorri e fala:
- Meu filho preste atenção.
Então o pai grita em direção à montanha:
- Eu admiro você!
A voz responde:
- Eu admiro você!
De novo o homem grita:
- Você é um campeão!
A voz responde:
- Você é um campeão!
O menino fica espantado, não entende. Então o seu pai explica:
- As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade isso é a VIDA. A VIDA lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem ou mau aos outros. A VIDA lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou às pessoas que lhe cercam. Nossa VIDA é simplesmente reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade, crie mais amor, compreensão, harmonia, fidelidade no seu coração. Se agir assim, a VIDA lhe dará felicidade, sucesso, amor das pessoas que lhe cercam.
SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA, É CONSEQUÊNCIA DE VOCÊ!

No espiritismo chamamos de lei de causa e efeito. Ou seja, tudo o que você fizer, volta para você. É como jogar uma bola na parede. Somente você é responsável pelas sementes que planta. A semeadoria é livre, mas a colheita é obrigatória! Vamos aproveitar este começo de ano e pensar o que vamos plantar ao longo dos nossos dias...

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Acordar




Pois bem ele chegou: 2012!
E como sempre hora de parar, pensar, refletir, planejar, sonhar...

Recebi um texto de uma grande amiga em 2002... e quero compartilhar, porque acredito que tem tudo a ver com este momento "ano novo, vida nova".


ACORDAR

E se de repente tudo cessasse? Não pela morte, mas em vida. Você parasse de pensar sem para. Parasse de falar e falar. Parasse de reclamar e apenas sentisse. O que seria?

Se de repente tudo se aquietasse e você pudesse ouvir o que nunca ouve, o que ouviria?
A gente se esquece de ouvir. Fala tanto. Reclama e reclama. Da vida, dos santos, da televisão, da mídia, dos políticos, da Justiça, dos filhos, dos pais, dos maridos, das esposas, dos amigos, dos chefes, dos empregados... 
Sempre falando, sempre pensando, sempre reclamando.
E se de repente tudo cessasse? Não pela morte, mas em vida. Você parasse de pensar sem parar. Parasse de falar e falar. Parasse de reclamar e apenas sentisse. O que seria?
Talvez sorrisse de tanta burrice e soltasse um ai!
Talvez chorasse de tanta tristeza e soluçasse um ai!
Quem sabe? Vamos tentar? Por um só momento ficarmos atentos ao que é neste instante e que não se repetirá jamais?
Abrir bem os olhos não é arregalar. É olhar bem profundo, lá mesmo no fundo, aonde ninguém quer chegar. É ver o escondido segredo mantido que a gente pretende não ter em nenhum lugar. De olhos abertos. Ouvidos despertos. Sentidos alertas. Pode-se até sonhar.
Sonhar o sonho de dentro de um sonho. E pode ser um sonho de acordar.
A gente sonha cada bobabem. ondas enormes, perigos, enchentes. A gente sonha que há guerras e mortes e foge, foge, foge. Quer gritar e não pode. Ou sonha com flores e gramados brilhantes de orvalho ao nascente. Sonha com paz e com gente contente. Sonha tanta coisa. Sonha acordado. Sonha dormindo. Sonha no sábado e também no domingo. Às vezes, até se esquece de sonhar e acorda pensando o que foi que esqueceu... O sonho talvez de acordar.
Mas, antes de tudo, antes de se levantar, percebe o ar, os sons ao redor, a textura da fibra de que é feito o lençol. Percebe o dedão lá do pé querendo furar a meia que você teve ontem preguiça de tirar. Espreguiça comprido cuidando para a câimbra não despertar. Levanta-se de esguelha, sem nó lá no peito, sem lembranças de nada. Levanta-se e respira bem fundo e suspira que hoje é o dia de você acordar.

Monja Coen é monja budista da tradição Soto Zen; Artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, seção Outras Idéias, de 03 de janeiro de 2002.