Pesquisar este blog

domingo, novembro 27, 2011

O Monge e o Executivo - Pontualidade

Tanto tempo querendo ler o famoso "O Monge e o Executivo - Uma história sobre a essência da Liderança" e enfim consegui. 
Não que não tivesse tido oportunidade de ler anteriomente, mas gosto de ler depois que a "febre" tenha passado... primeiro porque sou avessa ao que está na "moda", gosto de ler, ver ou usar, porque realmente quero e não porque está "in" ou porque é o assunto do momento... segundo porque gosto de ler sem interferência de comentários e críticas... gosto de ler livremente e chegar às minhas próprias conclusões. 
E realmente tirei muitas conclusões e reforcei muita coisa em que acredito. 
Foram duas tardes e duas noites muito produtivas e ao acabar a leitura a sensação de que eu realmente tinha estado uma semana no mosteiro com a turma de John. A certeza de que eu realmente havia participado daquelas aulas maravilhosas de Simeão e também das orações e meditações... A convicção de que caminhei pelo lago Michigan e que fiz amizade com Kim, Chris, Teresa, Greg, Lee... realmente a leitura é algo que transporta!
Vou compartilhar algumas frases e histórias que foram essenciais, mas a primeira dela é sobre algo que sempre me incomoda muito e neste 2011 me incomodou muito mais. 
Se tem algo de que não gosto é deixar alguém esperando. Raras às vezes em que isso acontece. E quando acontece quero praticamente morrer. Acho o absurdo do absurdo deixar alguém esperando. Agora imaginem o contrário! Imagine quando alguém me deixa esperando? Não é somente o fato de esperar é o que isso representa. E o que representa, James conseguiu expressar melhor do que eu no livro:

“Primeiro, quero fazer-lhe uma pergunta, irmão Simeão. Por que os frades são tão neuróticos a respeito do tempo? Isto é, porque as coisas têm que ser feitas nas horas exatas, nem um segundo depois?
— Estou contente por você ter perguntado, Teresa. Para dizer a verdade, eu era um tanto fanático a respeito do tempo muito antes de vir para este lugar.
Se nos atrasamos para uma entrevista, reunião ou outros compromissos, qual é a mensagem que estamos enviando aos outros?
— Pessoas atrasadas me deixam louca! - a treinadora exclamou. - Estou gostando muito do fato de o tempo ser respeitado aqui, porque gosto de saber o que esperar.
Respondendo à sua pergunta, Simeão, eu capto várias mensagens quando uma pessoa se atrasa:
Uma é que o tempo dela é mais importante do que o meu, mensagem que considero bastante arrogante.
Atrasar-se também transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que ela achasse importante.
Também me passa que a pessoa não é muito honesta, porque pessoas honestas cumprem a palavra e seguem os compromissos, inclusive os de tempo.
Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito”.

Pois é, e exatamente isso que está escrito na página 80 e em que eu sempre senti, pensei e acreditei.

 Fonte: www.panoramio.com/photo/11318697