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terça-feira, dezembro 12, 2006

Natal

Moro próximo a uma avenida na cidade de Franca/SP.
Na noite de sábado, dia 09/11, por volta das 22h, quando cessara um pouco o barulho dos automóveis ouvi um jingle de natal que ouço há muitos anos nesta época. Achei curioso auqele som naquela hora. Pensei de onde viria o tal som que durava tantos minutos. Exitei em levantar-me e procurar a origem do jingle.
No domingo, novamento no mesmo horário, a mesma música quebra o silêncio presente todos os domingos nesta avenida e vai abaixando o volume pouco a pouco. O jingle não parava de tocar e a minha curiosidade aumentando junto com o volume do som que a cada minuto parecia mais próximo. Sentia-me invadida, envolvida, contagiada por aquele som. Levantei-me subitamente e dirigi-me à porta que dava para a sacada de frente para a tal avenida. Olhei e absolutamente ninguém na rua. Concluí que a música vinha do supermercado que fica a poucos metros dalí. De repente, sería um novo tipo de parceria entre as empresas. Sei lá... esse pessoal da "propaganda" inventa tanta coisa... ehehhehe... Estava adentrando novamente meu quarto quando ouço passos correndo na rua. Voltei-me depressa e deparei-me com umas 10 crianças que saíram não sei de onde. Elas corriam freneticamente de maneira que os pais não conseguiam acompanhar. Fiquei esperando para ver o desfecho da cena. O som aumentava rapidamente. Preguei os olhos nas crianças para que não perdesse nada, tinha certeza de que elas saberiam qual a origem do som. A música embalava-me de maneira que tinha vontade de saltar do prédio para unir-me às demais crianças. Quando o som atingiu o ápice, um carro iluminado carregando o velho Papai Noel, com sua barba branca, suas roupas vermelhas e seus docinhos que eram arremessados para as poucas crianças que conseguiram chegar a tempo de vê-lo. O carro do bom velhinho era seguido de vários outros caminhões cheios de luzes de natal.
Chorei!
Mesmo sabendo que todo esse envolvimento e carinho tinham apenas uma função: Vender! Pode ser o produto, a imagem, a marca, o conceito, mas no final o verbo que define tudo é Consumir!
Hã estava esquecendo de dizer qual era o jingle... hehehe... dizia algo mais ou menos assim: "É o natal que está chegando na sua cidade... sempre Coca Cola"... quem nunca ouviu?!?! hehehe... quase impossível!!!
É... mais uma vez a Coca Cola... e pensar que até mesmo o Noel se veste de vermelho por causa dela... E se ele usasse verde?! Azul?!? Laranja?!? Amarelo?!?! Como seria?!?! Que loucura...
Toda essa situação, a leitura interrompida, as crianças, as lágrimas, fizeram-me mais uma vez refletir sobre a responsabilidade da minha profissão.
Ainda neste final de semana havia conhecido uma turma de adolescentes entre 16 e 18 anos e o assunto da mesa era a escolha da profissão. Claro que fiquei antenada para ouvir o que eles pensavam, acreditavam e esperavam. E não sei se foi coincidência mas a profissão mais citada foi fisioterapia. Foi aí que questionei uma das adolescentes que estava próxima a mim. E ela revelou-me que também tinha muita vontade de cursar fisioterapia, mas que desistira porque era uma profissão que carregava uma enorme responsabilidade, afinal se ela fizesse algo errado a dor de alguém poderia aumentar, um ser humano poderia ficar paralizado por mais tempo, entre outras observações.
Achei interessante a preocupação e questionei sobre o perigo da comunicação para a humanidade.
Quantas pessoas sentem dores agudas no coração por não poder comprar o presente de natal que o filho quer? Quantas pessoas não estão internadas, tomando medicamentos tarja preta, porque possuem uma das piores doenças deste século: a depressão. Depressão esta causada muitas vezes pela necessidade de comprar, consumir, acreditando que isto vai levar a felicidade. Eis um dos assuntos mais discutidos, em especial, nas revistas femininas: A Doença da Compra por impluso!Afinal tem um lugar onde você "vai ser feliz". Basta ir lá e comprar uma geladeira, um fogão, um sofá... Depressão esta causada porque a sociedade te cobra que você tem que ter um carro, tem que ter um celular, tem que ter, tem que ter, tem que ter... jamais te pergutntam o que você pensa, quem você ajudou naquele ano, mas nunca esquecem de te perguntar, onde você foi, se comprou roupas novas, se viajou para lugares fantásticos, se trocou de carro, se reformou a casa...
Nossa... quanta responsabilidade carrega a minha profissão!
Uma das mais capitalistas, que transforma desejos em necessidades, que transforma o emocional, os hábitos, os costumes, que acentua os problemas sociais, como por exemplo a violência, que transforma a humanidade... Não estou exagerando... É visível e inquestionável o poder das palavras... ao menos nesta momento em que a raça humana vive.
Voltando ao assunto da Coca Cola cheguei na segunda e fui logo pesquisar do que se tratava... afinal porque a Coca Cola tiraria o dinheiro dos 30" da Globo, para distribuir balas à 10 crianças?!? E descobri que é uma caravana que eles estão fazendo por diversas cidades para levar o "lado Coca Cola do Natal do Natal até você".
No site da empresa está o seguinte texto: "A Caravana Coca-Cola de Natal está viajando pelo Brasil para compartilhar toda a emoção do Natal com você. Quando os caminhões da Coca-Cola, especialmente enfeitados para a data, chegarem iluminando sua cidade, aproveite. Reúna a família, os amigos, as pessoas que você ama e viva intensamente o lado Coca-Cola do Natal".
Enfim, é isso!
Foi bom que revi o Noel, meu grande amigo, que não via faz tempo... vou até postar uma fotinha nossa... heheheh...
Beijinhosssssssss...
Ellen