Pesquisar este blog

domingo, janeiro 20, 2013

Enfoque Espírita quanto ao Aborto


EM DEFESA DA VIDA
ABORTO – III

ENFOQUE ESPÍRITA QUANTO AO ABORTO*

1 - Viver é o primeiro de todos os direitos naturais do homem.

Ninguém tem o direito de atentar contra a vida do seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência. (a)

2 - A matéria é o instrumento de que o espírito se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce a sua ação. (b)

O espírito encarna para cumprir desígnios divinos e, ao mesmo tempo, vai-se desenvolvendo intelectual e moralmente, através das provas e expiações que a vida terrena lhe enseja. (c)

Pela reencarnação, a justiça divina concede ao espírito realizar, em novas existências, aquilo que não pôde fazer ou concluir nas existências anteriores. (d)

3 - A ligação do espírito à matéria com que irá formar seu corpo físico se dá desde a concepção (e) e é feita através do perispírito, o seu corpo espiritual, fluídico. (f)

4 - É crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação, porque impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando. Quem induz ou obriga ao aborto ou o executa é igualmente responsável espiritualmente. (g)

5 - O aborto só é aceitável quando o nascimento da criança puser em perigo a vida de sua mãe. (h)

6 - O aborto eugênico é um erro porque o corpo, deficiente ou não, é sempre valioso instrumento para a evolução do espírito. (i)

7 - O aborto não se justifica nem mesmo na gestação ocasionada por estupro. Espiritualmente, o reencarnante é filho de Deus e não do estuprador, que apenas contribuiu para a formação de seu corpo físico. É inocente da ação agressora. Não deve ser responsabilizado por ela e nem vir a sofrer em conseqüência dela. Muito menos perder seu direito à vida. (j)

Se, após nascida a criança, a mãe não puder ou não quiser criá-la, poderá oferecê-la à adoção. Muitos desejam perfilhar uma criança.

8 - Além dos prejuízos físicos e psíquicos que costuma trazer à gestante, o aborto delituoso acarreta, ainda, conseqüências espirituais.

Ex: - O espírito que sofreu o abortamento pode ficar imantado à gestante em clima de mágoa e angústia ou desejando se vingar da agressão que não o deixou viver.

Ficar lesada no perispírito, na região correspondente ao centro reprodutor não usado corretamente.

Perda da oportunidade de receber como filho um espírito amigo e benévolo que viria ajudá-la na encarnação, ou alguém a quem devia ajuda e recomposição por erros anteriores.

9 - Quem já praticou aborto, ou foi por ele responsável, e quer se recuperar ante as leis divinas, não reincida mais nessa prática e procure fazer o bem.

Ex: favorecer a vida de outras crianças, ajudar outros a viverem.

"O amor (caridade) cobre a multidão dos pecados" (I Pedro, 4:8)


(*) Fonte de Consulta: “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec (a) Perg. 880; (b) Perg. 22a; (c) Perg. 132; (d) Perg. 171-N; (e) Perg. 344; (f) Perg. 135; (g) Perg. 358; (h) Perg. 359; (i) Perg. 196; (j) Perg. 203/207.

(Do livro “Deixem-me Viver”, Autores Diversos)