Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Evangelização, desafio de Urgência



Na semana que se passou tive o prazer de voltar a participar do 48º Encontro de Evangelizadores Espíritas de Franca. Passaram-se 10 anos desde que eu lá estivesse.
Evangelizar era um sonho de infância... acho que com todo meu amor pelos livros, pela escola, pelas palavras, pelas descobertas e pelo saber eu devesse ter pensado um pouco mais seriamente sobre ser professora de literatura... 
Eu pensava nisso todas as sextas a noite até o ano de 2002, quando saía aos prantos das deliciosas aulas de literatura, hããã como eu gostaria de ter sido amiga de Machado de Assim e sua Carolina e de Álvares de Azevedo... 
Mas o amor pela comunicação e sua liberdade de expressão falavam mais forte dentro de mim desde 1993, quando, na segunda série do primeiro grau, minha querida professora Josefa chamou minha mãe e disse: Escute bem, quando esta menina crescer você tem que colocá-la para fazer jornalismo! Na época, com então 8 anos, não gostei muito da ideia, mas a dona Josefa era mesmo uma vidente! Anos depois eu iria ser apaixonada por comunicação. Afinal, ficar de castigo em pé no fundo da sala por falar demais teria que ser justificado.
Então, comecei a evangelizar muito cedo, acho que por volta dos 12 anos... 
Foram deliciosos 5 anos! 
E claro, que como a maioria dos adolescentes, parei tudo para dedicar prioritariamente as coisas materiais. Trabalhar, faculdade, sair, baladas, amigos, viagens, mudar para uma cidade aqui, mudar para outra cidade ali, fazer um curso acolá. O que hoje até vejo como normal e necessário.
E claro que uma hora ou outra a sua consciência, que sabe dos compromissos assumidos, cobra seu retorno para o trabalho verdadeiro!
E eu comecei a sentir uma falta danada da meninada! Não de ensiná-los, mas de aprender com eles.
Criança muda a gente. Não tem como explicar. Muda. Muda muito. Muda completamente. 
E eis que tem um ano que voltei para as crianças. E como é difícil reaprender. Espero que elas tenham paciência e amor comigo. 
Tudo isso é só para dizer que quero/vou compartilhar aqui todas as mensagens sobre o ato de evangelizar que recebemos nesta deliciosa semana do Encontro de Evangelizadores Espíritas de Franca. 


"Evangelização espírita é Sol nas almas, 
clareando o mundo inteiro sob as constelações das estrelas dos Céus, 
que são os Bem-aventurados do Senhor empenhados em Seu nome, 
pela transformação urgente da Terra em mundo de regeneração e paz."

"Quem instrui, oferece meios para que a mente alargue a compreensão das coisas e entenda a vida.
Quem educa, cria os valores ético-culturais para uma vivência nobre e ditosa.
Quem evangeliza, liberta para a vida FELIZ."

"A criança evangelizada torna-se jovem digno, 
transformando-se em cidadão do amor, 
com expressiva bagagem de luz para toda a vida,
mesmo que transitando em trevas exteriores."


"O homem será o que da sua infância se faça.

A criança incompreendida resulta no jovem revoltado 
e este assume a posição de homem traumatizado, violento. 
A criança desdenhada ressurge no adolescente inseguro, 
que modela a personalidade do adulto infeliz. 
A criança é sementeira que aguarda, 
o jovem é campo fecundado, 
o adulto é a seara em produção.
Conforme a qualidade da semente teremos a colheita."


Amélia Rodrigues, psicografia de Francisco Cândido Xavier.