Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Momentos de Declínio - Agnelo Morato


Agora passado o "frisson" das festas vamos aos poucos retomando nossas atividades cotidianas. É difícil manter a alegria e o otimismo que nos contagia nesta época por todos os outros meses do ano. Muitas vezes desanimamos ao nos defrontar com nossas provas. Mas é preciso coragem e força para sempre levantar e continuar a caminhada.

Por isso, quero compartilhar essa mensagem tão pertinente do Dr. Agnelo Morato psicografada pelo amigo Allan Kardec de Morais, um dos fundadores do nosso Centro Espírita Francisco de Paula Victor, cujos estudos de segunda retomam hoje falando sobre a vida e obra do Dr. Agnelo Morato e do "seu" Eurípedes Barsanulfo.


"Não deixe que a tristeza invada seu coração, envolvendo-o sombra da amargura causando pessimismo maléfico, subtraindo de tua alma a alegria de viver. Mesmo de idade avançada conserve a jovialidade no seu espírito. Tristeza atrai ideias depressivas. Todos nós que viveis neste mundo de Expiações e Provas carregam consigo os momentos de declínio por estarem ainda no início da escalada evolutiva e Deus, nosso Pai, nos dá irrevogavelmente o direito de acertar, também o de errar, pois nos permitiu o Livre-Arbítrio, a fim de que nós próprios fôssemos os arquitetos de nossa felicidade.
Quando estiveres angustiado pelo sofrimento ou parecer-vos que nada dá certo, poderá ser momento para reflexão. Entregue-se a Jesus, posicionando-se em atitudes de amor. Dê a volta por cima e segue em frente, sem o peso da culpa que dilacera seu coração, tornando-vos fracos perante sua própria consciência, levando-vos a terrível prostração, caso não tenha o apoio na força do amor.
Não, não vos permitais que haja a oportunidade para que o desânimo se instale em vós, esmorecendo-vos diante das adversidades. Sede forte como a árvore que dá o bom e saudável fruto.
Veja bem - uma árvore que tem parte de suas raízes prejudicada pela broca, pode se sustentar pelas outras raízes sadias e produzir frutos saudáveis, cujo sabor poderá trazer-vos muita satisfação.
Também vós, quando estiveres ao ponto de "chutar o balde", isto é, quando a desesperança fustigar-vos a alma e estiveres ao ponto de desfalecer e o desânimo e a tristeza pesarem aos seus ombros, não deixeis esquecer que o Divino Mestre sofreu todo tipo de humilhação e mesmo assim venceu o mundo.
Vencei, portanto, a vós mesmo!
A esperança jamais morrerá!"

Agnelo Morato
Recebida em 31/01/2012 por Allan Kardec de Morais, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, Cristais Paulista/SP. 
Publicado no Jornal A Nova Era/Abril de 2012.