Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Círculo Vicioso


Círculo Vicioso
Machado de Assis (o marido de Carolina... ai ai... outro dia explico minha eterna paixão e admiração por este casal...)

Bailando no ar, gemia inquieto vagalume:
-“Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

-“Pudesse eu copiar-te o transparente lume,
Que, da grega coluna, à gótica janela,
Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”
Mas a lua fitando o sol, com azedume:

-“Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
Claridade imortal que toda a luz resume!"
Mas o sol, inclinando a rútila capela:

-"Pesa-me esta brilhante auréola de nume…
Enfara-me esta azul e desmedida umbela…
Por que não nasci eu um simples vagalume?”