Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 02, 2009

Sensibilidade e Ponderação



Conversando sobre medo, timidez, bloqueios, dificuldades de comunicação com uma pessoa muito querida, concluí que no fundo no fundo todo mundo é um pouquinho, no mínimo um pouquinho tímido ou tem algum receio, bloqueio de alguma coisa... sei lá...

Todo mundo se sente constrangido de alguma forma ou com alguma coisa ou com algum tipo de pessoa.

Eu creio que comigo o problema é o momento.

Tem dias que converso naturalmente com as pessoas, faço amizade no ônibus, no metrô, na fila e até no meio da 25 de março... amizades que rendem troca de informações, contatos etc.

Mas tem dias... hãã meu Deus! Tem dias que é melhor nem olhar para mim, muito menos procurar assunto.

Depende do quanto eu estou aberta à novidades, à novas pessoas, que no fundo, depende de como eu estou me sentindo individualmente, em relação à vida, às minhas escolhas.

Tem períodos que estamos mais introspectivos, reflexivos e cabe aos demais respeitar este momento.

Como?

SENSIBILIDADE é a palavra que para mim faz andar qualquer relacionamento humano. Sensibilidade seguida de ponderação, moderação.

Isso faria com que você evitasse muitos olhares tortos, cara feia em meio ao ônibus, por exemplo. Nessas minhas andanças pelo Brasil tenho percebido muita falta de sensibilidade e ponderação das pessoas.

Celulares ligados com toques de sirene de policial em meio à viagens de longa duração é o fim. No cinema então é melhor nem comentar...

Fim também é encontrar conhecidos e gritar, ou melhor, berrar pela janela do ônibus. Meu Deus!

Assim como abrir marmita em ônibus, onde todos estão terão que ficar cheirando frango frito por horas...

Aí a pessoa recebe olhares tortos e ainda achará ruim alegando que a sociedade está lhe bloqueando. O que está bloqueado neste caso é a falta de sensibilidade e a ponderação.

Você pode sim extravasar seus sentimentos e vontades, mas tudo tem a hora e o lugar certo para ser feito. Aquela frase "o seu direito vai até onde começa o do outro" traduz todos os direitos e deveres e deveria ser muito estudado e empregado.

Não sou uma "censuradora", apenas defendo sensibilidade e ponderação.